
Em 2021, o Iate Clube de Brasília realizou a exposição coletiva “Arte do Isolamento”, uma mostra que reuniu obras desenvolvidas por artistas visuais e alunos dos cursos de pintura em tela durante o período da pandemia de COVID-19. A exposição foi inaugurada com vernissage no dia 27, e contou com a presença do Comodoro Flávio Pimentel, que parabenizou os artistas e a equipe do Emiate pelo incentivo à continuidade das atividades artísticas em meio às adversidades do isolamento social.
A mostra apresentou um conjunto expressivo de pinturas criadas por alunos do Emiate, do Espaço Ástrea, da Casa das Artes e das aulas on-line conduzidas pela professora e artista plástica Jaqueline Marafon. As obras refletiram sentimentos e vivências provocados pelo confinamento, como solidão, introspecção, esperança e adaptação, evidenciando a arte como ferramenta de resistência, reconexão e transformação pessoal.
A exposição esteve aberta ao público na galeria do Iate TV, todos os dias da semana, das 8h às 18h, até o dia 15 de novembro. A iniciativa também contou com uma versão digital, que permitiu ampliar o acesso ao conteúdo expositivo, bem como a realização de atividades complementares, como oficinas, lives e rodas de conversa com os artistas envolvidos.
Mais do que um registro de um momento histórico, Arte do Isolamento propôs uma escuta sensível ao cotidiano transformado, colocando a arte como um canal de diálogo entre subjetividades que, mesmo isoladas, continuaram conectadas por meio da criação.