
Após a criação do Iate Clube de Brasília no papel, os fundadores iniciaram os trabalhos para sua implantação, contando com o apoio do presidente Juscelino Kubitschek. As primeiras missões foram distribuídas entre eles, e a etapa inicial – talvez a mais importante – foi a escolha do local ideal para a construção do Clube.
No dia 30 de abril de 1960, o local foi finalmente definido, permitindo o início da venda dos 100 primeiros títulos patrimoniais, que viabilizaram o começo das obras. Segundo o fundador Álvaro Alberto Sampaio, foi nesse momento que se iniciaram os esforços para a obtenção do terreno, que, inicialmente, compreendia 40.000 m², doados pela Novacap, conforme resolução do Conselho de Administração em sua 128ª reunião.
Atualmente, o Iate Clube de Brasília ocupa uma área de 150.000 m², distribuída entre quadras esportivas, campos de futebol, área náutica, salões de festas, espaços verdes e toda a estrutura de um grande centro de lazer, esporte e cultura.
Na foto, é possível ver os fundadores do Iate Clube de Brasília reunidos para a escolha do local das primeiras obras do clube. Estavam presentes na ocasião: Álvaro Alberto de Araújo Sampaio, Aloysio de Carvalho Silva, Antônio Cunha, Ângelo Paz Sobreira, Sylvio Piza Pedroza e, representando a Novacap, Francisco Meinberg.